Menu vertical
Home
Notícias
Artigos
Depoimentos
Palavra do mês
Agenda
Galeria
Fotos
Eventos
Comunidade Emaús
Oficinas Dom Bosco
Comunidade Terapêutica
 
 
Comunidade Emaús

EMAÚS: UM CHAMADO DE DEUS - Carisma - Espiritualidade

Em nosso país a Igreja vive o mês de Agosto como um tempo forte de promoção vocacional. É o mês das vocações! Todas as paróquias, comunidades são convidadas a rezar conforme a recomendação do Senhor: “ a messe é grande os operários são poucos. Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”. ( Mt...) Conforme ensinou o Concílio Vaticano II “o dever de incrementar as vocações... diz respeito a toda comunidade cristã, que deve realizá-lo, antes de mais, por uma vida perfeitamente cristã”(Optatam Totius,n2). Também o Papa João Paulo II dizia que as vocações “são o critério de verificação da vitalidade espiritual da Igreja e condição dessa mesma vitalidade.”

Em perfeita comunhão com a Igreja, nós da Comunidade Emaús, acolhendo a esses apelos queremos neste mês dar um enfoque vocacional a esse nosso Informativo, mostrando como o carisma de nossa Comunidade pode tornar- se um verdadeiro chamado de Deus, para que muitos outros jovens, rapazes e moças, casais... se coloquem a serviço do evangelho e da Igreja em nossos dias.
À luz do episódio dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), toda a proposta de vida da Comunidade Emaús está marcada por uma mística fundamental: aproximar, caminhar e revelar a cada pessoa que esteja desanimada, desorientada, vivendo uma vida “sem rumo” e “sem sentido” a presença viva do Cristo Ressuscitado. A mística da Comunidade está assentada sobre o tripé: Palavra, Eucaristia e Missão.
 
Palavra: “Alimentar-nos da Palavra, para sermos servos da Palavra no trabalho da evangelização”. A Comunidade será, para todos os seus membros, antes de tudo, uma escola da Palavra tendo como modelo e referência ideal a própria convivência com Jesus com o grupo dos apóstolos e discípulos. A familiaridade e a intimidade com a Palavra, proporcionará aos membros da Comunidade a mesma experiência vivida pelo dois discípulos de Emaús: “não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?”

Eucaristia:
“A Eucaristia faz a Igreja” para amar, para que ela seja, concretamente , diretamente, sinal do amor de Deus no mundo. “A Igreja faz a Eucaristia” todas as vezes que luta a favor da vida, em que se coloca solidária e fraternalmente ao lado dos pobres, excluídos para dar pão, para ensiná-los a conseguir o pão de cada dia. Sempre que celebramos a Eucaristia podemos de certo modo reviver a experiência dos dois discípulos de Emaús: “Abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no.”
 
 Missão: Depois de terem reconhecido o Senhor, os dois discípulos de Emaús, “partiram sem
demora” para comunicar aos demais discípulos aquilo que tinham visto e ouvido. Como dizia o Papa João Paulo II “quando se faz verdadeira experiência do Ressuscitado, nutrindo-se do seu corpo e do seu sangue, não se pode ter apenas para si a alegria provada. O encontro com Cristo, suscita na Igreja e em cada cristão a urgência de testemunhar e evangelizar”. Assim sendo toda a ação evangelizadora e missionária de nossa Comunidade tem como ponto de partida uma experiência pessoal e profunda do Cristo na Eucaristia.

Ao longo da história da Igreja, a Eucaristia foi inspiração para o surgimento de Ordens
 
Religiosas e a santificação de muitos homens e mulheres que se consagraram ao serviço dos
 
pobres e marginalizados, em nossos dias, Deus pode estar suscitando a Comunidade Emaús para que ela seja um caminho de santificação de nossas famílias, casais, jovens que abraçanado este carisma farão dele um novo horizonte, luz e direção para suas vidas.
 
Pe. Ademir
 
 
 
Palavra de Vida
Serviços Apostólicos
Consagrados
Terço da Comunidade Emaús
 
 
 
 
 
- Associação EMAÚS - administracao@nsguadalupe.org.br -
Estrada Furuyama, 2974 - Rio Abaixo, Suzano - CEP: 08694-101
Telefone: (11) 4743-7590

Desenvolvido por Tudonanet